quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resumos de Livros

A Falecida - Nelson Rodrigues


1ª tragédia carioca, retrata o subúrbio, usa muitas gírias. Zona norte carioca dos anos 50, mostra o cotidiano vulgar dos brasileiros. Linguagem coloquial e usa muito pouco estrangeirismo. 
Conta a história de uma mulher frustrada do subúrbio, a tuberculosa Zulmira, não tem expectativa de vida, pobre e doente, sua ambição é um enterro luxuoso. Quer se vingar da sociedade e da prima Glorinha.(essa prima teve um seio arrancado pelo câncer.) 
Ela tem um marido, Tuninho, que é desempregado e gasta a indenização jogando sinuca. Zulmira mandou ele procurar o milionário Pimentel para que ele pague o enterro, mas ela não falou como conheceu ele e pede para o marido se apresentar como primo. Ele vai até lá e descobre que os dois foram amantes, pega o dinheiro, ameaça contar pro jornal e arranca mais ainda. Tuninho dá um enterro miserável para ela e aposta todo o dinheiro num jogo do vasco no Maracanã. 
Nessa peça o brasileiro pode se reconhecer no palco, a ironia e o deboche estão presentes, a visão do autor é pessimista. Nenhum médico consultado pela protagonista da o diagnóstico certo. Zulmira tem ódio do marido pois este lavou as mãos depois do ato sexual. No 2º ato, Zulmira morre de hemoptise e o protagonista vira o Tuninho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!