quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Biologia

Revisãozinha!
Reino Animal:

Os cordados são animais que apresentam em algum estágio da vida notocorda, que é uma estrutura de sustentação da cabeça até a cauda.

Os vertebrados é um subfilo dos cordados. São animais que tem esqueleto interno, esse esqueleto pode ser ósseo ou cartilaginoso, cérebro e coluna espinhal.

Não existe um filo específico para os invertebrados, eles estão espalhados, como por exemplo no filo dos cnidários (animais aquáticos como as águas-vivas e as hidras) e poríferos (esponjas).

Poríferos
Esponjas, são invertebradas, possuem poros e canais para a circulação de água e nutrientes.

Cnidários
Corais, águas-vivas, hidras, medusas... Possuem uma cavidade digestiva interna (NÃO SÃO CELOMADOS!!!), tem o corpo gelatinoso chamado mesogeleia, apresentam células urtigantes e são invertebrados.

Platelmintos
Parasitas, como a tênia e o esquistossomo. O corpo é achatado e mole, sem patas. Não tem sistema respiratório nem circulatório, invertebrado.

Nematelmintos
Vermes cilíndricos de corpo não segmentado. (não sei como explicar isso... mas enfim, a minhoca tem segmentos sabe? segmento é aquelas separações no corpo).  Inclui no grupo alguns parasitas humanos, como por exemplo a lombriga. São invertebrados.

Moluscos
Seres de corpo mole. Podem ser marinhos ou terrestres. ex: lesmas, lulas e polvos. São invertebrados.

Anelídeos
Vermes com corpo segmentados em anéis. ex: minhocas, sanguessugas. Na maioria das vezes são hermafroditas (monóicos). São invertebrados.

Artrópodes
É o filo com mais espécies no reino animal. Inclui a classe dos crustáceos (lagosta, siri, camarão, tatu bola...), aracnídeos (aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos), diplópodes (pilho-de-cobra, centopeia) e insetos (animais que possuem cabeça, tórax e abdome, um exoesqueleto de quitina). São invertebrados.

Equinodermos
Animais marinhos de esqueletos internos de calcário, como estrelas do mar e pepinos do mar. São invertebrados.

Peixes
Possuem sangue frio(ectotérmicos), respiram por guelras ou branquias. São cordados.

Anfíbios
Animais que moram na água e na terra, como rãs e sapos. Na água respiram por branquias, na terra por pulmões. Fazem trocas gasosas pela pele. São cordados.

Répteis
São animais ectotérmicos e pele coberta de escamas córneas (cobras e lagartos) ou placas ósseas (tartarugas). São cordados.

Aves
Bípedes, ovíparas, corpo coberto de penas, bico e ossos pneumáticos (tem cavidade para a passagem de ar). São endotérmicos (sangue quente) e cordados.

Mamíferos
Classe mais evoluída dos cordados. Corpo com pelos, glândulas mamárias que nas fêmeas produzem leite. Sua temperatura corporal é controlada pelo cérebro (sangue quente).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!