quarta-feira, 2 de maio de 2012

Biologia

Diabetes

glicose é um carboidrato, que da energia ao corpo. Encontramos a glicose em diversos alimentos, como massas, pães, frutas, mel, entre tantos outros.
insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que serve para facilitar a absorção da glicose pelo organismo, o que leva a uma diminuição da quantidade de glicose em nosso sangue. Com isso, podemos concluir que se não houver insulina, não há absorção de glicose e, consequentemente, o nível de glicose em nosso sangue se elevará, provocando uma doença que conhecemos como diabetes.
diabetes do tipo 2 é a forma mais comum da doença e acredita-se que a sua causa seja uma produção insuficiente de insulina ou uma incapacidade do organismo de usá-la da forma correta. É comum vermos portadores de diabetes tipo 2 obesos, com idade acima de 35 ou 40 anos, sedentários e com histórico na família. Crianças e adolescentes que estão acima do peso também podem apresentar esse tipo de diabetes.
diagnóstico do diabetes tipo 2 é feito através do histórico do paciente e através de exames de sangue e urina, que detectarão a taxa de glicose no organismo.
Diagnóstico confirmado, o tratamento deverá ser iniciado, e a melhor forma de tratar o diabetes tipo 2 é controlando a taxa de açúcar no sangue. 
É muito importante lembrar que o diabetes tipo 2 apresenta melhoras consideráveis quando o portador mantém uma alimentação balanceada e pratica atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!